

OBJETIVO
Nosso principal objetivo é reforçar a autonomia de alunos de 6 a 12 anos, por meio do estímulo ao desenvolvimento das competências e habilidades próprias para cada faixa etária, e necessárias à superação dos naturais desafios da vida e das experiências sociais. Busca-se, ainda, promover o desenvolvimento de atitudes empreendedoras, essencialmente caracterizadas pela utilização responsável e ética da criatividade, sempre que determinadas situações exigirem soluções inovadoras para a superação de dificuldades ou a visualização e aproveitamento de oportunidades, que podem estar inseridas no problema vivenciado.
Os níveis do curso possuem objetivos especificamente delineados para cada faixa etária.

Inovakids
Idade: 6 a 12 anos*
Frequência: 1 aula por semana
Duração: 2 horas
* cursando do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
Introduz conceitos iniciais de empreendedorismo, estimulando a criatividade, responsabilidade, autonomia e persistência.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
1 – Desenvolver atitudes proativas diante de situações-problema com a mediação do professor e, sempre que necessário, com a oferta de alternativas de solução, mas sem respostas prontas;
2 – Ampliar sua autonomia, configurando-a como uma expressão de liberdade responsável e criativa;
3 – Reconhecer a importância da persistência na realização de tarefas mais complexas ou nem sempre desejadas, mas que são necessárias ao aprendizado, à construção da autonomia, ao encontro de solução para um problema ou para o sucesso de um empreendimento;
4 – Interagir consigo mesmo, reconhecendo seus limites, mas tendo confiança e acreditando em sua competência;
5 – Calcular os riscos e as consequências das suas atitudes, assumindo seus erros, entendendo-os como uma etapa do aprendizado;
6 – Identificar oportunidades, avaliando sua importância e buscando utilizá-las da forma mais eficiente possível;
7 – Desenvolver bons relacionamentos, entendendo o trabalho em equipe como uma oportunidade de solução para problemas e de desenvolvimento de inovações;
8 – Memorizar naturalmente as informações e conhecimentos por meio da repetição, mas sem intencionalidade.
9 – Reconhecer sua bagagem cultural, existencial, cognitiva, procedimental e afetiva como a base das suas competências e habilidades;
10 – Estruturar sua autoestima no reconhecimento de competências construídas com o apoio de uma aprendizagem valorizadora das relações estabelecidas consigo mesmo e com o mundo;
11 - Estabelecer relações entre o empreendedorismo, a superação de desafios e o encontro de soluções e o desenvolvimento de projetos.